O encerramento dos procedimentos burocráticos e políticos para a instalação de um campus da Universidade Federal de Integração Latinoamericana (Unila) e de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Barracão, aconteceu na tarde de 21 de junho, na sede da Faculdade da Fronteira (FAF).
Processo
Na oportunidade, o governador do Paraná, Beto Richa, assinou o termo de desapropriação de toda a estrutura da FAF, indenizando o Centro Pastoral e Assistencial Dom Carlos (EA), órgão mantenedor da faculdade, e o respectivo ree para a União, que era uma das exigências para a instalação das duas unidades, além de outros 25 mil metros quadrados de área anexa, que foram reados pelo município à União.
Anteriormente, já havia acontecido a solenidade de instalação da unidade do IFPR, realizada também na Faculdade da Fronteira, e a solenidade de instalção da Unila, realizada em Bernardo de Irigoyen.
Representatividade
Participaram do evento, além do governador Beto Richa, o governador de Misiones (AR), Maurice Closs; os prefeitos dos município que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Paulo Deola, de Bom Jesus do Sul; Joarez Henrichs, de Barracão; Altair Rittes, de Dionísio Cerqueira; e Edegardo Nemesio Aquino, de Bernardo de Irigoyen; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto; o deputado líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o reitor da Universidade Nacional de Misiones, Javier Gortari; o reitor da Unila, Hélgio Trindade; o diretor geral do IFPR, Luiz Carlos Eckstein; o presidente do EA, Dom José Peruzzo; diretora da FAF, Ir. Lucila Mai; a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann; secretários provinciais de Misiones, Jaime Ledesma, Marcelo Zenhuk, Jorge Franco e Miguel Oneto.
Também participaram, a juíza da Comarca de Barracão, Branca Bernardi, os presidentes dos legislativos municipais, João Belmonte, de Barracão; Vanderlei Scalco, de Bom Jesus do Sul; Cláudio Ildor Meyer, de Bernardo de Irigoyen; o presidente do Sebrae/PR, Jeferson Nogaroli; o secretário de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo; presidente da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar Sul), José Milani Filho; diretor de Arquitetura da província de Misiones, engenheiro Omar Rodrigues; diretores e presidentes de autarquias estaduais; chefes de núcleos regionais; prefeitos, vereadores e lideranças brasileiros e argentinos.
Mais de 1,5 mil pessoas participaram da solenidade.
Beto richa, governador do paraná: “Esse é um momento histórico para a fronteira, e cada um lutou para essas conquistas. Tivemos a sensibilidade de entender a importância destes projetos para a tri-fronteira e região e o governo do Estado não podia ficar de fora e deixar de atender, pois os ganhos são incalculáveis e indicam um novo momento para a região fronteiriça”
maurice closs, governador de misiones: “A educação é o ins-trumento de emancipação e a fronteira dará um grande salto de qualidade com a vinda do ensino técnico e superior gratuito, que juntos com o parque ambiental são fundamentais para a integração e o desenvolvimento regional. A tri-fronteira está dando exemplo de integração e ações conjuntas”
dom josé peruzzo, bispo da diocese de palmas
“A boa vontade foi o princípio desta ação única no Brasil que é o Consórcio, e este feliz conjunto de ações entre o CIF, o Governo do Estado e o Governo Federal, vai oferecer à região aquilo que não estava ao alcance do EA ofertar, que é o ensino público e gratuito. Nós construímos a primeira parte e agora vamos sorrir realizados com aqueles que construirão a segunda parte, dando continuidade ao processo”
Hélgio trindade, reitor da unila
“A Unila, vem para trazer formação de qualidade e colaborar no aprofundamento dessa experiência. Aqui será um grande e dinâmico laboratório para nossa própria atividade, que é a integração latinoamericana“
joarez henrichs, prefeito de barracão (anfitrião)
“Este ato sela o momento de transformação da tri-fronteira e vira uma nova página de sua história. É o momento de termos gratidão a todos aqueles que acreditaram no Consórcio e que foram parceiros em todas essas conquistas”
ademar traiano, deputado estadual
“Muitos sonhos estão se tornando realidade na tri-fronteira e o Governo do Estado teve a sensibilidade de prontamente entender estes anseios e atender as reivindicações, com a visão de que a fronteira precisa ser olhada de forma diferente”
prefeitos Paulo deola (E), de bom jesus do sul; altAir rittes (C), de Dionísio Cerqueira; e edegardo nemesio aquino (D), de bernardo de irigoyen
“Avanços significativos, em todos os setores, estão sendo implantados na tri-fronteira através do Consórcio, que trouxe também o reconhecimento da região, dentro e fora do Brasil. Mas, de todas as ações do CIF, nenhuma tem o valor dessa, que permite o o ao ensino público, gratuito e de qualidade. Apenas esta ação já justifica a criação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira”
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: