Segurança Pública
quinta, 18 de julho de 2024
DIRETORIA DISCUTE SEGURANÇA NA TRIFRONTEIRA COM REPRESENTANTES DAS FORÇAS POLICIAIS E PREFEITOS
Reunião de diretoria contou com a presença de prefeitos dos três municípios e de representantes da PC-SC, PM-SC e PM-PR (propostas no final)
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
A reunião mensal de diretoria da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de julho, teve pauta diferenciada, e tratou da segurança pública na trifronteira.
A reunião teve a presença da representante da Polícia Civil de Dionísio Cerqueira, Fabiane Dalpiaz; da PM de Barracão, Comandante, Matheus Macedo Fabri e o Tenente Pedro Júnior Marcante; e da PM de Dionísio Cerqueira, Tenente Alonso.
Também contou com a presença do prefeito e vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto e Bianca Maran Bertamoni; prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi; e do prefeito de Barracão, Jorge Santin, representado pelo gerente-geral da prefeitura, Carlos Santin.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, deu boas-vindas aos presentes e ressaltou que, diante da onda de furtos e arrombamentos que acontece na trifronteira, os empresários estão procurando a direção da Associação para saber quais medidas estão sento tomadas.
“A Ascoagrin é uma entidade empresarial e não tem poder para atuar na segurança pública, mas pode debater esse assunto com a comunidade, empresários e as forças de segurança, apresentar propostas e dar retorno aos empresários sobre o que está sendo feito”, citou Dayana.
A presidente ressaltou que atendendo esse apelo dos comerciantes e da comunidade, foi organizada essa reunião, para deliberar assuntos e buscar soluções para o problema de furtos e arrombamentos que está acontecendo na trifronteira.
“Empresários, não necessariamente os afetados, mas também outros empresários que temem por seus estabelecimentos, vieram procurar a Ascoagrin para saber que medidas podem ser tomadas para amenizar essa situação”.
“Com o intuito de dar voz ao empresário, convocamos essa reunião com as forças policiais e também com os prefeitos, para discutir o assunto e encontrar, em consenso, medidas que possam ser efetivamente colocadas em prática”, afirmou.
Dayana enfatizou que todos estão conscientes de que acabar totalmente com essa marginalidade é algo muito difícil, mas é possível amenizar significativamente o contexto.
“Já tomamos algumas decisões quanto às próximas ações e algumas medidas serão implementadas”, concluiu a presidente da Ascoagrin.
AÇÕES IMEDIATAS
Será elaborado, em conjunto com as forças policiais e istração pública, um ofício, ao Governo do Paraná, solicitando o pronto aumento no efetivo das polícias de Barracão.
Foi sugerida, inclusive, a possibilidade de uma comissão da trifronteira encaminhar pessoalmente o ofício ao Governo do Paraná e à Assembleia Legislativa.
Outra proposta foi a reativação e incremento dos grupos “Vizinhança Segura” em Dionísio Cerqueira, e também a criação desses grupos em Barracão.
Foi também definido a ampla divulgação para que as pessoas se cadastrem no APP 190, da Polícia Militar do Paraná. Em caso alguma emergência e precisar do 190, basta ar o APP, não havendo a necessidade de ligar, o que seria mais demorado, pois o mesmo está centralizado em Curitiba.
Também serão realizadas palestras de orientação e sensibilização à população e empresários, pela PM de Dionísio Cerqueira, com base em sua Cartilha de ações de segurança, para que todos possam definir o que cada um pode fazer para melhorar a segurança e dificultar a ação de meliantes em suas residências ou estabelecimentos.
Foi solicitado o ree dessas Cartilhas à Ascoagrin, para que a Associação as distribua a seus associados.
Galeria de Fotos