Reunião com Celesc

quinta, 01 de março de 2012

Técnicos da Celesc explicam funcionamento do sistema elétrico na região

Atendendo solicitação da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), o gerente da regional de São Miguel do Oeste da Celesc, José Reinaldo Volkweis, esteve na sede da Associação, na tarde de 29 de fevereiro.
A solicitação da Ascoagrin deu-se em função da entidade ter recebido reclamações de associados sobre as quedas de energia verificadas em dezembro de 2011 e janeiro deste ano, para que a Celesc esclarecesse sobre as mesmas e sobre o funcionamento do sistema elétrico no Extremo-Oeste.
José Reinaldo Volkweis veio acompanhado pelo supervisor regional de projetos e construções, João Francisco Vieira; pelo supervisor técnico e comercial, Gilberto Luiz Mileski; e pelo chefe da agência de Dionísio Cerqueira, Edson Clóvis Metzel.
Também participaram da reunião, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes; o presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio; o vice-presidente, Davi Casagrande; e o diretor de relações públicas e marketing da Associação, Dionísio Cogo.
Volkweis fez uma ampla explanação sobre o funcionamento do sistema de distribuição de energia elétrica em Santa Catarina, destacando que esse funcionamento é interligado a um único sistema que envolve todo o Brasil, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Sobre os dois cortes no fornecimento em questão, explicou que os mesmos não se deram por sobrecarga do sistema. Um deles foi pelo rompimento de um cabo de transmissão, e o outro, em função de um agricultor ter derrubado um eucalipto sobre a linha de transmissão.
Ele também detalhou investimentos previstos pela Celesc, de R$ 8 milhões, para a melhoria operacional das subestações de Xanxerê e Pinhalzinho, que distribuem a energia para todo o Extremo-Oeste. Estas melhorias deverão ser concluídas até outubro deste ano.
Outro investimento, de R$ 1 milhão, será feito na implantação de uma segunda linha entre São José do Cedro e Guarujá do Sul, atendendo toda a demanda, desde a subestação cedrense até Guarujá do Sul, ficando a linha de Guarujá a Dionísio Cerqueira para atender a demanda desta região. Está obra deverá ser concluída até o final deste ano.
Atualmente, existe apenas uma linha, vindo da subestação de Cedro, que atende toda a demanda até Dionísio Cerqueira.
Finalizando o encontro, Carlos Porfírio agradeceu aos técnicos da Celesc, que atenderam o convite da Ascoagrin e esclareceram as questões pertinentes. “Foi um diálogo importante e agora sabemos qual é a posição da Celesc para rearmos aos associados”, concluiu.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos