A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin) recebeu, na manhã de 18 de maio, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, e o vice-presidente para o Oeste, Astor Kist.
Eles acompanharam a comitiva de diretores e superintendentes do Sesi e do IEL de Santa Catarina, que realizaram, juntamente com a Rede Globo, o Ação Global em Dionísio Cerqueira (matéria na página 5).
O presidente da Fiesc foi recebido pelo presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, e pelos prefeitos de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, e de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno.
Às 7h30, houve um café da manhã, na sede da Ascoagrin, com a presença de empresários e lideranças da tri-fronteira.
Glauco falou aos presentes sobre a importância do Ação Global na tri-fronteira e faz um balanço do desempenho da economia em 2012, e dos impactos para as indústrias catarinenses.
Destacou aspectos da crise atual, que é a mais longa da história da União Europeia, e que será bem mais duradoura do que apontam as previsões.
Ressaltou o crescimento da economia brasileira, embora baixo, e a competitividade da indústria catarinense, enfatizando que a inovação e o investimento na escolaridade do trabalhador são as novas estratégias de crescimento.
Finalizou dizendo que a inovação e a educação são os fatores que garantirão o sucesso das empresas, pois isso promove a produtividade e não a mera produção, e a produtividade é associada à competência e ao nível de escolaridade.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto