Ponto de Atendimento Sebrae
quinta, 26 de setembro de 2024
MAIS DE 50 PESSOAS PARTICIPAM DE CURSO DO PONTO DE ATENDIMENTO AO EMPREENDEDOR
Oficina, ministrada por Leani Nehring, tratou sobre “Controles Financeiros para o Resultado”
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor, do Sebrae PR, que funciona junto à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, vem oferecendo diversos cursos aos empresários associados e seus funcionários.
A participação nos cursos é gratuita e exclusiva aos associados da Ascoagrin. Os cursos são realizados no auditório da Associação.
Na noite desta quarta-feira, 25 de setembro, aconteceu mais uma Oficina, que teve por tema: “Controles Financeiros para o Resultado”.
A capacitação foi ministrada pela consultora do Sebrae-PR, Leani Nehring, de Cascavel, e mais de 50 pessoas participaram da atividade.
A instrutora destacou que o curso é muito interessante e positivo, porque trata do diagnóstico da empresa e de informações que devem ser colhidas no dia a dia da empresa.
“São informações que vão realmente apresentar a empresa, como ela de fato é, tanto na área financeira quanto na área econômica”, citou.
Leani ressaltou que os presentes foram bem participativos, porque eles conseguiram, através dos exemplos, dos cases apresentados, visualizar a empresa deles, os gargalos que acontecem nelas, tanto em termos de controles que não são feitos, até mesmo a mistura de informações da pessoa física e da jurídica.
Ela enfatizou que também é um gargalo a má formação de preços, por falta de informação e falta de planejamento, inclusive de investimentos.
“Então, os participantes conseguiram se enxergar e ver onde eles podem melhorar. Desta forma, a avaliação é positiva, totalmente satisfatória, e a expectativa foi atendida, tanto de minha parte e do grupo também, até pelos depoimentos dados no final”.
Leani Nehring também tratou sobre a educação financeira desde criança, e sobre esse mesmo controle financeiro ser aplicado no dia a dia das famílias.
“É fundamental as famílias terem esse controle de quanto que entra e quanto sai, bem como a importância dos pais em educarem os filhos, desde pequenos, sobre a vida financeira. Muitos pais ainda não aram pelo processo de educação financeira, e no dia a dia eles vão recebendo e vão pagando, e não sabem exatamente quanto gastam, porque a maioria das famílias não tem controle orçamentário, que a gente chama orçamento familiar. Tanto é que, segundo o IBGE, o índice de famílias endividadas no Brasil chega perto de 80%”.
“Com isso, a gente vê a necessidade dos pais pararem para realmente gerenciar as informações da casa, fazer investimento com base nas informações e na sobra de caixa, e não comprometerem o seu capital de giro familiar”.
Segundo explicou a instrutora, é de fundamental importância os pais educarem os filhos nesse processo de educação financeira, porque as crianças precisam aprender, desde pequenas, que tudo tem um preço, que não dá para satisfazer todas as necessidades, que uma coisa é ter momentos de lazer, por exemplo, e outra coisa é viver esbanjando.
Leani enfatizou que tem crianças e adolescentes que hoje vivem assim, que não sabem o preço do que ganham, e esse tem que ser um assunto que deve fazer parte da mesa de refeições, deve fazer parte da família.
“Inclusive, os assuntos das empresas. O que acontece nas empresas, os pais podem trazer para casa e compartilhar com os filhos, para eles saberem o que é gestão, o que é istração, o que é um empreendimento, porque senão, o jovem vai depois para a fase adulta e não vai saber gastar, vai gastar demais, gastar desnecessariamente e gastar mal. O nosso dinheiro, o nosso recurso, é muito rico, mas ele é escasso. Então, é preciso saber investir e saber gastar”, concluiu Leani Nehring.
Galeria de Fotos