Planejamento

sexta, 01 de março de 2013

ASCOAGRIN RECEBE COMITÊ GESTOR DA FACISC E TÉCNICOS DA CACB PARA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin) foi sede, de 25 a 28 de fevereiro, do primeiro encontro de 2013 do Comitê Gestor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (Facisc), para planejar projetos e ações a serem desenvolvidas neste ano.
Foi a primeira vez que a Facisc realizou encontro do Comitê Gestor na região Noroeste do Estado. Participaram evento, consultores de todas as regionais da Facisc; diretores da entidade; consultores do Sebrae para as diversas regiões de Santa Catarina, ligados ao Programa Empreender; e representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Carlos Rezande, Coordenador de Projetos da CACB, salientou que a presença dos representantes da Confederação no encontro foi para discutir os resultados do Edital de Chamada de Projetos de 2012, que teve mais de 40 projetos no Estado, beneficiando mais de 500 empresários e envolvendo mais de 100 cidades. “Além dessa avaliação, fizemos uma explanação das características do novo edital, que está para ser lançado”, destacou.
O Edital de Chamada de Projetos tem por objetivo beneficiar empresários de micro e pequenas empresas, participantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender. Os projetos apresentados serão avaliados pela CACB, e os aprovados receberão apoio financeiro para serem executados.
Osmar Vicentin, Coordenador de Projetos da Facisc, explicou que o encontro foi dividido em dois momentos. Em um deles, com participação dos representantes da CACB, foi tratado de projetos em nível nacional. O segundo momento, com os consultores da Facisc, o foco foi os projetos em andamento em nível de Estado, que dizem respeito ao dia a dia das Associações e das empresas ligadas a elas.
Osmar destacou que as expectativas para 2013 são boas em termos de alinhamento de ações entre a Facisc e as Associações.
Ele afirmou que uma das principais bandeiras de luta para este ano é a mudança das alíquotas para cobrança do ICMS nas fronteiras, que terá impacto direto nas pequenas empresas, principalmente.
Por outro lado, a Federação tem também como foco, a melhoria da gestão das empresas. “Embora saibamos que não adianta melhorar a gestão se na política, de uma hora para outra, se muda as regras do jogo, como por exemplo, a questão do ICMS nas fronteiras, tornando o ambiente empresarial desfavorável”, enfatizou.
Carlos Vanderley Porfírio, presidente da Ascoagrin, destacou a importância da Facisc descentralizar esses os encontros de planejamento e ir até as Associações.
Porfírio afirmou que a Ascoagrin sentiu-se honrada em sediar o encontro e recebeu a todos de braços abertos. “Essa descentralização tem um grande significado, pois além de todos os debates, também fortalece as Associações, Nós somos parceiros da Facisc em todas as ações e projetos que vierem em benefício dos empresários, das empresas, da economia e da sociedade catarinense”, concluiu.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos