O Posto de Atendimento ao Trabalhador da Estrada (PATE) de Dionísio Cerqueira, foi inaugurado na noite de 7 de novembro.
O PATE, mantido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte - Sistema Sest Senat - é um local para receber os transportistas e seus dependentes, e a unidade de Dionísio Cerequeira, inicialmente, terá serviços assistenciais e odontológicos, além de capacitação.
A instalação do PATE das cidades gêmeas iniciou em 2007, mediante discussão surgida na Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin). A partir daí, o município de Dionísio Cerqueira doou o terreno para a obra, o ex-deputado Cláudio Vignatti apresentou emenda de R$ 150 mil para a construção, e o Sest Senat assinou convênio assumindo os custos de manutenção da unidade, bem como pagamento dos profissionais, por um período de 30 anos.
A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes; do ex-deputado Cláudio Vignatti; presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc) e coordenador no Estado do Sistema Sest Senat, Pedro José Oliveira Lopes; secretário de desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté; delegado da Receita Federal de Joaçaba, Otto Mareschi; superintendente da RF de Dionísio Cerqueira, Arnaldo Bortese; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (Setcom), Paulo Cesar Simione; presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio; vice-prefeito de Barracão, Erondi Faé; secretário de Desenvolvimento Econômico de Dionísio Cerqueira, Allan Kreutz; vereadores, lideranças e pessoas ligadas ao transporte.
Pedro José Oliveira afirmou que esta é uma demonstração clara do que se pode fazer em parceria, com a união da sociedade organizada na busca por soluções. “O PATE de Dionísio Cerqueira vem para atender os motoristas no local onde eles necessitam”.
Carlos Porfírio afirmou que é motivo de orgulho para a Ascoagrin fazer parte desta conquista, que traz mais qualidade de vida e capacitação para o setor de transportes.
Flávio Berté salientou que a construção do PATE é uma das muitas ações que estão acontecendo de forma integrada na tri-fronteira, com mais qualidade e eficácia.
Allan Kreutz fez um relato de todo o processo que culminou na inauguração do PATE e agradeceu a todos que empenharam-se neste caminho.
Cláudio Vignatti fez referência às diversas obras que estão acontecendo na tri-fronteira, melhorando a infraestrutura e o atendimento aos moradores, aos turistas, aos consumidores que vêm de fora e aos empresários do comércio internacional. “Mais importante que esse prédio, é o atendimento que aqui será disponibilizado”, destacou.
Altair Rittes citou que o PATE soma-se a várias outras obras estruturais que estão acontecendo, promovendo desenvolvimento, fortalecimento econômico, qualidade de vida e bem estar, melhorando a tri-fronteira em todos os aspectos.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: