Através de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), a secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira e o Serviço Social do Comércio, (Sesc/SC), a carreta do projeto OdontoSesc está na tri-fronteira desde a semana ada e segue até 13 de dezembro.
O projeto prevê atendimento odontológico gratuito em mais de 2 mil consultas ao longo dos dois meses em que estará no município.
Conforme a coordenadora do projeto, Márcia Inês Macoske, são 64 pacientes atendidos por dia, que chegam ao consultório, após avaliação das agentes de saúde e por assistente social. “O projeto é importante, pois envolve pessoas carentes e de baixa renda. Assim conseguimos dar um apoio aos postos de saúde, já que algumas pessoas, por dificuldade ou falta de conhecimento, não chegam até o atendimento, e vão ao médico quando o problema na verdade é bucal”.
Márcia salienta que os interessados podem ir à unidade, para conhecer o projeto e obter mais informações.
Na carreta, quatro profissionais fazem a prevenção, limpeza e tratamento de canal aos pacientes, de forma gratuita.
O presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, disse que o papel da Associação é atender a população de uma forma geral e não somente ao comércio. “Isso se reflete em melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e funcionários de todo o comércio local”, afirmou.
Já o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, destacou que o atendimento reforça a importância das parcerias, com a área social, que presta o atendimento odontológico gratuito a centenas de pessoas por semana. “Agradecemos a Ascoagrin, ao Sesc e a Fiesc, por trazerem o projeto e estarem presente no município pelo período de 60 dias”, finalizou.
A carreta do OdontoSesc está estacionado ao lado do ginásio de Esportes da EEB Governador Irineu Bornhausen, no bairro Três Fronteiras.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: