Mapa do Agronegócio
sexta, 28 de março de 2025
ASCOAGRIN PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO MAPA DO AGRONEGÓCIO CATARINENSE
Santa Catarina exporta 70% da sua produção agropecuária (Links no final)
Fonte: Comunicação FACISC – Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin participou do evento da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), na terça-feira, 25 de março, para o lançamento do Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito que evidencia a força e a diversidade do setor agropecuário no estado.
O vice-presidente da Ascogrin, Adilson Basso; o diretor, Marcos Voltolini, que também é vice-presidente da FACISC para a Regional Noroeste; eo diretor. Allan Krewtz, que também é diretor estadual da FACISC para o Programa Empreender, representaram a Associação no evento.
Com R$ 87,3 bilhões de produção em 2023 e R$ 62,8 bilhões em exportações em 2024 (equivalente a 70% das exportações totais do estado), o agronegócio catarinense é um dos mais competitivos do país.
O setor emprega formalmente 553 mil pessoas (2023). A soma chega a mais de um milhão de trabalhadores com os informais, o que representa 20% da mão de obra em Santa Catarina. São 38 mil estabelecimentos (14% do total). Os dados são de 2023.
O presidente da FACISC Elson Otto, explicou que o Mapa do Agro foi feito baseado em dados e que a partir dele mudanças podem ser feitas para gerar investimentos significativos para o estado.
“A transformação depende de cada um de nós. Precisamos acreditar que que mobilização e a participação de cada um faz a diferença. Fizemos o mapa do agronegócio porque acreditamos que podemos lutar pelo nosso desenvolvimento”.
O levantamento reúne dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecendo um panorama detalhado da produção agrícola, do rebanho, das exportações e dos principais polos do estado.
O diretor de Ferrovias e Agronegócio, Lenoir Broch, ressaltou que o estudo reúne dados sobre os principais produtos de cada região, destacando a importância do setor primário (produção agrícola e pecuária), do setor secundário (indústria de alimentos, bebidas e insumos agrícolas) e do setor terciário (comércio e distribuição).
“Vemos o quanto nosso estado é privilegiado com a sua diversificação de produtos produzidos e ressalta a necessidade de investimentos. “Apesar da competitividade, o setor enfrenta desafios logísticos. Com o estudo, podemos identificar gargalos e direcionar esforços para fortalecer nossa infraestrutura.”
Com o estudo a Facisc identificou que o investimento em tecnologia e equipamentos de ponta são essenciais para a evolução do Agronegócio e para garantir a posição do estado em tantos segmentos.
O Mapa do Agronegócio Catarinense se consolida como uma ferramenta essencial para empresários, produtores e gestores públicos. A FACISC disponibilizou o estudo para consulta pública, tornando-se um guia indispensável para entender e planejar o futuro do agronegócio em Santa Catarina.
e a matéria completa:
e o Mapa do Agronegócio Catarinense:
https://drive.google.com/file/d/12KPOAj527a3JoAjiFjiI_aMPDluITRQY/view
Galeria de Fotos