Liderança Feminina
sexta, 06 de outubro de 2023
WORKSHOP “LIDERE COMO UMA MULHER” LOTA AUDITÓRIO DA ASCOAGRIN
Evento foi realizado em parceria entre o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e o Comitê Mulher Sicredi
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, entidade vinculada à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou, na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, um workshop como o tema: “Lidere como Uma Mulher”.
O evento, alusivo ao Outubro Rosa, foi realizado em parceria entre o Núcleo e o Comitê Mulher Sicredi, e ministrado pela psicóloga Graciélli Camini.
A coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, Katiuscia Kreutz, destacou que o intuito do evento foi mostrar que as mulheres podem e devem assumir cargos de liderança, que todas são muito capacitadas, mas às vezes não assumem por falta coragem ou medo em se posicionar.
“Culturalmente, fomos educadas para agradar os outros, e se sobrar um tempo cuidarmos de nós mesmas. O workshop mostrou que as mulheres devem ver todo potencial que elas têm, que a liderança feminina têm mais amorosidade, mas não queremos competir com os homens, queremos trabalhar em parceria”, afirmou.
Katiuscia citou que as mulheres devem apoiar umas às outras e incentivar e desenvolver suas potencialidades individuais e coletivas, e esse é um dos objetivos do Núcleo.
“Nosso ano foi muito produtivo e conseguimos tocar o íntimo de cada mulher que participou de cada um dos nossos projetos e eventos neste ano”, disse.
Katiuscia Kreutz concluiu afirmando que o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira está sempre pronto para receber novas nucleadas, que tenham interesse em participar.
Graciélli Camini destacou ser uma honra poder falar com mulheres empreendedoras ou que trabalham em cargos de liderança, ou mesmo que gostariam de trabalhar nesses cargos, e ressaltou a importância das mulheres apoiarem umas as outros e incentivar e desenvolver suas potencialidades.
“A palestra veio para ampliar a consciência das mulheres, incentivar elas a buscar melhorias dentro do próprio cargo e acreditar no seu potencial individual e coletivo. Quando a gente fala sobre a autoestima, é realmente enxergar suas próprias potencialidades e suas forças internas”, afirmou.
A palestrante enfatizou que é preciso clarear, limpar essa “lente”, e enxergar quais são as próprias habilidades, para poder ir mais efetivamente para ação, e ser mulher cheia de sonhos e de possibilidades.
“O objetivo principal é incentivar as mulheres a enxergar suas próprias potencialidades e construir com isso, ir para a ação, poder melhorar seu negócio, ganhar seu próprio dinheiro e cuidar da sua própria agenda. Mas, especialmente, potencializar o próprio crescimento”.
Graciélli falou também sobre o apoio entre as mulheres, tendo uma rede de apoio e incentivar umas às outras. Não competir entre si, mas sim se apoiar.
“É importante citar que essa postura vem para complementar o trabalho dos homens. Homens e mulheres são complementares”.
Finalizando, Graciélli ressaltou que a mulher deve perceber suas potencialidades e agir com elas diante daquilo que é coerente para cada uma, realmente conhecendo a sua força.
“Atuar como uma mulher é poder olhar para nossas potencialidades e, se fizer sentido uma liderança, que a gente lidere como uma mulher, que sejamos coerentes, que sejamos autênticas como a gente deve ser”, concluiu Graciélli Camini.
Galeria de Fotos