La Frontera

quinta, 06 de julho de 2023

TALITA CASAGRANDE E DIEGO GIMENEZ AM A DIRETORIA EXECUTIVA DO LA FRONTERA A JOSÉ CRESTANI E MÔNICA FRANCHINI

Solenidade de posse aconteceu na Ascoagrin, na noite de 4 de julho. Talita e Diego am agora a integrar o Conselho Superior do La Frontera

Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera

 

CONTEXTO

Um grande evento, envolvente e festivo, aconteceu na noite desta terça-feira, 4 de julho, no auditório da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, para a posse da nova Diretoria Executiva do Comitê Territorial La Frontera.

A solenidade teve a presença de dezenas de líderes integrantes do La Frontera, vindos para o evento dos 18 municípios que integram o Comitê.

A então presidente, Talita Casagrande, de Dionísio Cerqueira, Brasil, e o então vice-presidente, Diego Gimenez, de Corrientes, Argentina (com ampla atuação nesta fronteira), rearam os cargos para o novo presidente, José Crestani, de Realeza, Brasil, e para a nova vice-presidente, Mônica Franchini, de Bernardo de Irigoyen, Argentina.

Pedro Garzão é o novo secretário, e Marizete Marsango, a nova tesoureira.

A nova Diretoria Executiva foi aclamada e aprovada pelos líderes presentes.

O Comitê Territorial La Frontera é formado pelos municípios argentinos de Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, e pelos brasileiros de Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste e Santo Antonio do Sudoeste, no Paraná, e Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola, em Santa Catarina.

 

ESTE É O LA FRONTERA

Unir-se em território, trabalhando voluntariamente para o bem da comunidade, propondo soluções para problemas em diversas esferas socioeconômicas.

 

SOLENIDADE

A solenidade de posse da nova Diretoria Executiva iniciou com uma palestra, ministrada pelo Gerente Regional Sul do Sebrae PR, Cesar Colini.

Cessar abordou o tema “O Lado Mais Humano do Novo Líder”, e mobilizou os presentes com sua explanação.

Na sequência, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, a nova vice-presidente do La Frontera, Mônica Franchini, e o responsável pelo Escritório Sebrae da Fronteira, em Barracão, Francisco Wildes, de forma emocionada, falaram em agradecimento a Talita e Diego.

Em seguida, Talita Casagrande e Diego Gimenez fizeram seus pronunciamentos, relatando a trajetória de ambos na Diretoria Executiva do La Frontera.

A seguir, José Crestani, Mônica Franchini e Pedro Garzão foram chamados à frente (Marizete Marsango, em viagem, justificou sua ausência).

Eles foram aclamados e aprovados, pelos integrantes do Comitê presentes na solenidade, para compor a nova Diretoria Executiva do La Frontera, conforme descrito acima.

 

OPINIÕES

Talita Casagrande, que permaneceu na presidência por seis anos, destacou que sua trajetória no Comitê foi especial, um período de aprendizado, de crescimento, de voluntariado, de companheirismo, e de muitas realizações.

“Nesse período, trabalhamos muito o desenvolvimento e o engajamento dos líderes, a capacitação dessas pessoas, tanto do Brasil quanto da Argentina, incrementando o trabalho pelo desenvolvimento territorial”.

Talita enfatizou que foram seis anos muito ativos, com muitas ações envolvendo os dois países, principalmente no âmbito da educação e do turismo.

“Temos hoje consolidado o projeto “Compras na Argentina”, que foi uma de nossas ações principais, fomentando o desenvolvimento econômico e do turismo na nossa região. Outra iniciativa importante, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros os – JEPP, está sendo um sucesso, envolvendo alunos e professores do Brasil e da Argentina”.

Nesse período, a abrangência do La Frontera foi ampliada para 18 municípios, três deles da Argentina, e também ampliando para Santa Catarina, ando a envolver também Anchieta e Palma Sola.

“Estamos também trabalhando no processo de criação do CNPJ do Comitê Territorial La Frontera, que ará a ser uma associação sem fins lucrativos.

“Com CNPJ, poderemos ampliar o leque de ações que precisamos desenvolver. Outro grande evento que estamos organizando, é o 1º Festival La Frontera, que acontecerá de 11 a 15 de outubro, em Dionísio Cerqueira, no Parque Ambiental e Turístico de Integração (lago internacional da trifronteira), envolvendo a participação dos 18 municípios que integram o Comitê”, com citou Talita.

O novo presidente do La Frontera, José Crestani, está há dois anos no Comitê Territorial.

Crestani afirmou que está motivado e feliz em assumir o desafio de estar à frente do La Frontera, e dar continuidade ao trabalho eficiente e de resultados que vem sendo feito em prol do desenvolvimento dos 18 municípios do território.

“Com a ajuda da Talita e do Diego, que agora integram o Conselho Superior, bem como de todo o grupo de líderes que formam o La Frontera, eu e a Mônica estamos seguros que o bom trabalho terá plena continuidade, buscando sempre melhorias para o nosso território”.

O novo presidente destacou que o La Frontera tem um planejamento definido, que será seguido, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.

“Com a adesão desses novos municípios, o trabalho aumentará um pouco, precisando de mais informações, comunicação e acompanhamento, e nisso o Sebrae nos ajuda muito. São 18 municípios agora, e com certeza, teremos novos desafios, mas todos os integrantes do Comitê são dedicados e competentes para resolver os problemas, eliminar os gargalos e contribuir com todos os municípios que integram o La Frontera”.

José Crestani salientou que, diante disso, o Comitê vai procurar inserir sistemas novos para contribuir com essa realidade, incrementando a comunicação, o entendimento e o planejamento, que são fundamentais.

“Com o apoio do Sebrae, certamente vamos dar conta dessas demandas e entregar muito mais benefícios para os municípios”, concluiu José Crestani.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera

Galeria de Fotos