A nona edição da Feira do Empreendedor aconteceu recentemente no Parque Vila Germânica, em Blumenau, com recorde de público e de formalizações de empreendedores individuais. Foram 20 mil visitantes e 120 empreendedores formalizados no total.
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), esteve representada no evento, com os empresários associados, Edacir Dalpiaz, Júlio de Sá,
Segundo a direção do Sebrae-SC, as vendas da vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina também registraram valor maior do que na última edição da feira, em 2010, superando as expectativas. “Todas as metas foram ultraadas este ano. Conseguimos inovar, trazendo para dentro da feira o Desafio de Startups e o Google, que disponibilizou gratuitamente 12 mil domínios para sites de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Ao todo, 693 pessoas conversaram com consultores sobre dúvidas para montar ou melhorar a gestão do seu negócio, 8.214 pessoas foram capacitadas e 120 empreendedores saíram da ilegalidade. Esses dados refletem no desenvolvimento socioeconômico de todo o Estado”, destacou Spyros Diamantaras, gerente de comunicação e mercado do Sebrae/SC.
Foram realizadas 96 palestras, 80 oficinas, 48 clínicas tecnológicas e quatro encontros empresariais durante a feira. A programação incluiu a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o lançamento da Rede Vale Europeu de Hotéis e Pousadas e do Concurso de Ideias de Revitalização da Área Central de Blumenau, o Seminário de Inclusão Produtiva e o Desafio de Startups.
A Feira do Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae catarinense e que foi nacionalizada. Acontece a cada dois anos, sempre em cidades diferentes. A última edição, em 2010, foi em ville e teve 17 mil visitantes. Neste ano, além do foco em inovação e formalização, a Feira do Empreendedor buscou ser referência em sustentabilidade.
Para participar do evento, os expositores tiveram que doar cestas básicas, que foram entregues para o Banco de Alimentos de Blumenau. Os visitantes que não fizeram a inscrição pela internet pagaram R$ 3,00 para entrar na feira. O valor arrecadado chegou a R$ 15 mil e foi entregue para a Cozinha Comunitária Bom Pastor, de Blumenau.
Durante reunião de diretoria da Asocagrin, realizada em 14 de junho, os representantes da Associação na Feira do Empreendedor fizeram um balanço do evento.
Segundo Edacir Dalpiaz e Júlio de Sá, a Feira foi positiva em todos os aspectos, dando vários subsídios para os empresários. Segundo eles, valeu a pena a participação, tanto pelo conhecimento, quanto pela experiências e novidades que foram apresentadas no evento, bem como pelo intercâmbio entre os empresários.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: