Geração Empreendedora

segunda, 28 de outubro de 2024

PROJETO GERAÇÃO EMPREENDEDORA FORMA MAIS UMA TURMA NA TRIFRONTEIRA

No âmbito da Ascoagrin, projeto é realizado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras e o Núcleo de Jovens Empreendedores, e envolve alunos do Ensino Médio

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

Na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, aconteceu a solenidade de formatura de mais uma turma do projeto Geração Empreendedora.

O Projeto Geração Empreendedora é realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, com o apoio dos núcleos integrantes ao Conselho Estadual da Mulher Empresária - CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC e replicado pelas Associações Empresariais, através dos Núcleos.

No âmbito da Ascoagrin, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, vinculados à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin.

A iniciativa envolveu alunos do segundo ano do Ensino Médio das escolas de Barracão e de Dionísio Cerqueira.

O Geração Empreendedora é um projeto 100% associativista e voluntário, que tem por objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de Ensino Médio, e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

O curso foi conduzido por “professores” voluntários, que são chamadas de Multiplicadores, integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e de Jovens Empreendedores da Fronteira.

Esta turma foi composta por oito alunos, oriundos da EEB Dr. Theodureto de Faria Souto e do Colégio Estadual Dr. Mário Teixeira de Freitas.

Segundo a Multiplicadora, Vanessa Lazzaron Scheeren, o curso foi um sucesso, e os oito alunos foram impactados pelo projeto. Com o que eles aprenderam, poderão ingressar no mercado de trabalho melhor preparados e com uma mentalidade empreendedora, que pode ser aplicada no desenvolvimento dos próprios negócios ou para trabalhar em empresas, com mais eficiência.

“Agradecemos aos pais que incentivam os filhos a participar, a direção dos colégios, que também são parceiras. Sem o apoio dessas pessoas e sem o apoio da Ascoagrin, do CEME e do CEJESC a gente não conseguiria desenvolver o projeto com êxito”, disse Vanessa.

Vanessa agradeceu também aos mentores, que receberem os alunos em visita técnica, a clínica de fisioterapia da Aline Fernandes Barbosa; o Hospital de Dionísio Cerqueira, através do Dr. Danilo Oliveira de Araújo e da enfermeira Eduarda Banhara Bortolotto; a odontóloga Tayana Opolski; a arquiteta Laura Machado, os advogados, Diogo Savoldi e Tuyke Faé.

Agradeceu ainda aos voluntários, Igor Machado, Talita Moura e Juvani Zimmermann Pivatto, que ajudaram nos encontros, e os empresários que participaram da Banca, Raquel Schwab, Carlos Porfírio e Wilson Fransozi.

Laura Machado, citou a dedicação de todos para com o programa, que une o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, com apoio da Ascoagrin, da FACISC, do CEME, do CEJESC e dos colégios de Barracão e Dionísio Cerqueira.

“Agradecemos as diretoras, porque foram elas que impulsionaram esses alunos a participarem do Geração Empreendedora. São elas que chamaram os alunos certos, que fomentaram o projeto para que eles tivessem interesse em participar com a gente”.

Cada edição do projeto oferece 30 vagas, e os integrantes dos Núcleos am em todos os colégios e convidam os alunos.

“Ainda temos uma participação pequena. Pois muitos pais não conhecem do que se trata e os próprios alunos não têm o conhecimento necessário sobre o Projeto. A cada ano a gente muda um pouco as estratégias e eu tenho certeza que no ano que vem vai ser ainda melhor e mais envolvente”, afirmou Laura.

Diego Savoldi, ressaltou que mais uma edição do Projeto foi finalizada e todos sentem orgulho pelo trabalho que realizado.

“É muito gratificante ver os jovens do ensino médio buscando desenvolver seu lado empreendedor e, principalmente, conseguir contribuir nessa caminhada. Também temos que ressaltar a participação importante dos nossos voluntários Multiplicadores, das escolas e dos pais, que não mediram esforços para que o Projeto acontecesse, transmitindo aos alunos, da melhor forma possível, a metodologia do Geração Empreendedora”, destacou Diogo.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos