Geração Empreendedora

quarta, 08 de novembro de 2023

SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO GERAÇÃO EMPREENDEDORA FORMA TURMA NA TRIFRONTEIRA

No âmbito da Ascoagrin, projeto é realizado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras e o Núcleo de Jovens Empreendedores, e envolve alunos do Ensino Médio

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

Na noite desta terça-feira, 7 de novembro, no auditório do Hotel Franco, aconteceu a solenidade de formatura da segunda turma do projeto Geração Empreendedora.

No âmbito da Ascoagrin, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, vinculados à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin.

O Projeto Geração Empreendedora é realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, com o apoio dos núcleos integrantes ao Conselho Estadual da Mulher Empresária - CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC e replicado pelas Associações Empresariais, através de seus diretores, voluntários e membros dos Núcleos.

A iniciativa envolveu alunos do segundo ano do Ensino Médio das escolas de Barracão e de Dionísio Cerqueira.

 

OBJETIVO

O Geração Empreendedora é um projeto 100% associativista e voluntário, que tem por objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de Ensino Médio, e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

O curso foi conduzido por quatro “professoras” voluntárias, que são chamadas de Multiplicadoras, duas do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e duas do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira.

O curso foi desenvolvido em cinco encontros, com as respectivas aulas, e mais um encontro, com a apresentação, para a Banca Local, quando os participantes, divididos em equipes, apresentam um ‘pitch’ da empresa que eles criaram durante o curso.

A equipe vencedora na Banca Local, representou a Ascoagrin na Banca Estadual.

Além dos encontros, também teve o Dia do Empreendedor, quando os jovens aram um dia com um empresário ou profissional liberal da área, com o qual eles gostariam de tirar dúvidas.

 

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, afirmou que o projeto é importante para o desenvolvimento e capacitação dos estudantes envolvidos.

“Nesta etapa, foram nove jovens se formando. Realmente nós percebemos, no olhar e no sorriso dos pais, a gratidão por esse encaminhamento de seus filhos no âmbito do empreendedorismo”, citou.

“Os jovens destacaram, através de seus testemunhos sobre o aprendizado, a importância da capacitação, destacando a bagagem que receberam e estão levando para a vida, por exemplo, como se portar diante de uma entrevista, de uma apresentação de trabalho, de um pitch, a questão da organização e do trabalho em equipe, entre outras posturas”.

Raquel afirmou que isso é motivo de muito de orgulho, não só por essas questões, mas também pelos voluntários e multiplicadoras, que não mediram esforços em dar o seu melhor, em estudar e se qualificar para transmitir aos alunos, da melhor forma possível, a metodologia do Geração Empreendedora.

“Então, nosso muito obrigado a todos os voluntários e multiplicadoras e, principalmente, aos alunos, que corajosamente se inscreveram. Também aos pais, que incentivaram essa inscrição e a realização do curso, e às escolas, através da direção, que abrem sempre as suas portas para que nós possamos convidar os alunos”.

A terceira edição do projeto já está sendo pensada para o ano de 2024.

“O Geração Empreendedora sempre acontece no segundo semestre de cada ano. Então, os jovens do Ensino Medio já podem ir se programando para participarem conosco da terceira edição” enfatizou Raquel Schwab.

 

Vanessa Lazzaron Scheeren, uma das multiplicadoras do projeto; VP da Regional Noroeste do CEME e diretora da Ascoagrin, destacou que o curso, e os resultados, foram positivos, com importantes s dos jovens, ressaltando a melhoria de sua comunicação, do trabalho em equipe, do autoconhecimento e das habilidades do empreendedorismo.

“Acredito que a gente acendeu essa faísca dentro deles, da percepção de como o mundo tem muitas possibilidades. Os jovens tinham dúvidas a respeito de qual carreira seguir, de qual faculdade cursar, e vários deles se decidiram, ou ao menos já encaminhara mais efetivamente essas decisões”.

Vanessa concluiu afirmando que o curso foi muito proveitoso para os jovens, acendendo neles o empreendedorismo o autoconhecimento e as decisões sobre a carreira de cada um.

 

FORMANDOS

Os jovens formandos são: Bruno Andrade Galvani, Camilly Gabrielly de Castro Chaves, Cauany dos Santos, Crysne Caroline Bresolin Basquera, Daniel Rodrigo da Silva, Leticia Fritzen Liesenfeld, Maria Eduarda Herkert, Mariamélia Hubner Bortoli e Samuel Pazin.

 

VOLUNTÁRIOS E MULTIPLICADORES

Vanessa Lazzaron Scheeren, Laura Caroline Lopes Machado, Jainara Abadi, Talita de Moura, Volmir Marcos Voltolini, Évelyn Odaisa de Jesus dos Santos Machado, Gilmar Marcelo Wachholz Filho, Dayana de Cassia Gasperin Andrade, Juvani Zimmerman Pivatto, Tiandra de Cristo Andrade e Fernando Augusto de Oliveira.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos