Festival Internacional de Turismo
quarta, 10 de janeiro de 2024
LA FRONTERA DEFINE AÇÕES PARA 2024: 2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO É UMA DAS ATIVIDADES
Também acontecerão Sessões de Crédito e Negócios, 2º Festival Gastronômico – Sabores de La Frontera; 3º Seminário Internacional de Turismo; 5º Conexões Empresariais, entre outros
Foto: Festival Internacional de Turismo La Frontera em 2023
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera
No dia 18 de dezembro ado a Governança do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera fez a última reunião de 2023, quando foram deliberadas as principais ações que serão realizadas em 2024.
Entre as principais ações para este ano, está previsto o 2º Festival Internacional de Turismo La Frontera; 2º Festival Gastronômico – Sabores de La Frontera; 3º Seminário Internacional de Turismo; 5º Conexões Empresariais; 3ª Feira do JEPP; 2ª Corrida Internacional La Frontera; 2º Ideathon La Frontera, entre outras realizações.
Também acontecerão Sessões de Crédito e Negócios em alguns municípios que integram o La Frontera; Circuito de Compras Públicas; Treinamentos de Simplificação e Desburocratização para a melhoria do Ambiente de Negócios dos municípios.
O Comitê Territorial La Frontera conta com os seguintes Eixos:
Turismo, Líder: Solange; Aduanas, Líderes: Walter e Guilherme; Inovação, Líderes: Sabrina e Lucas; Educação: Líderes: Elizandra e Tamara; Associativismo, Líderes: Pedro e Paulo.
Dentro do eixo de Associativismo, estão as Câmaras Técnicas de Crédito, Compras e Simplificação e Desburocratização.
Compras: Eluana; Simplificação e Desburocratização: Juliana; Crédito: Ana Sabadin.
Segundo Francisco Wildes, responsável pelo Escritório Sebrae da Fronteira, em Barracão, e integrante do La Frontera, a Governança do Comitê decidiu que terá um novo eixo estratégico, ou que será incorporado no Eixo de Aduanas, com o tema “Mercado Internacional e Sustentabilidade”, o que será definido em breve.
“Ainda definimos que teremos treinamentos anuais de liderança, para todos os membros que estão entrando no comitê salientou Wildes.
ATUAÇÃO SEBRAE
O território La Frontera conta hoje com um escritório do Sebrae (em Barracão), 13 Salas do Empreendedor, quatro pontos de atendimento do Sebrae, um Escritório Territorial de Compras Públicas e quatro Escritórios Municipais de Compras Públicas.
Todos os municípios, que têm o Cidade Empreendedora, foram contemplados, pelo Sebrae, com a premiação de Cidade Empreendedora.
São eles: Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Planalto, Capanema, Realeza, Ampére e Salgado Filho.
“O nosso agradecimento especial pelo trabalho desempenhado nesses municípios pelos Consultores credenciados do Sebrae e membros desses Comitê, Ana Paula Moraes e Jonas Pagno”, ressaltou Francisco.
“Além disso, estamos concorrendo, com nossas Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento, aos prêmios de selo em referência no atendimento, e concorremos também ao Prêmio Prefeito Empreendedor 2024”, citou.
O La Frontera tem ainda o e e apoio do Sebrae Regional Sul, que tem feito um trabalho excelente, apoiando e ajudado para o crescimento do Comitê e, consequentemente dos municípios envolvidos.
Este apoio se destaca nas pessoas de Cesar Colini, Gerente da Regional Sul; Elizandro Ferreira (Kaxa), Crédito e Inovação; Vanessa Vivan, Turismo; Juliano Lima, Startups; Jocelei Fiorentin, Liderança; e Claudineia Cabral, Educação.
LA FRONTERA
O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera é composto por 21 municípios brasileiros e argentinos, desta região de fronteira:
Argentina: Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito;
Paraná: Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba e Manfrinópolis;
Santa Catarina: Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola.
São 15 municípios do Paraná, três de Santa Catarina e três da Argentina.
Galeria de Fotos