O Consórcio Intermunicipal da Fronteira reuniu, na noite 19 de abril, lideranças políticas e comunitárias, empresários, representantes de entidades e instituições públicas e privadas, para tratar sobre o evento de instalação de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila), em Barracão.
O processo de instalação do IFPR e da Unila em Barracão será em três etapas. A primeira delas acontece nesta sexta-feira, dia 27 de abril, às 14 horas, na Faculdade da Fronteira (FAF), com a instalação da unidade do IFPR. Depois, haverá o ato de doação à União, pelo Governo do Paraná, da área e instalações da Faculdade da Fronteira, para a instalação das unidades, e em um terceiro momento, será feita a instalação da Unila.
O objetivo do encontro foi mobilizar a comunidade dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), para que participe, maciçamente, dos três momentos, a começar pelo evento do dia 27 de abril, com representantes de todos os segmentos públicos e privados, demonstrando claramente que a tri-fronteira quer e anseia pela vinda das duas instituições.
O presidente do CIF e prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola; o prefeito de Barracão, Joarez Henrichs; e o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, que representou o prefeito Altair Rittes, destacaram a importância desses três momentos, que serão um marco no desenvolvimento regional, e a necessidade da comunidade se engajar e demonstrar, claramente, o seu comprometimento com esses projetos preponderantes para a tri-fronteira.
Eles destacaram que essas conquista só foram possíveis graças à decisão política de trabalhar integrado, através da criação do Consórcio da Fronteira, e que até agora todo o processo mobilizou decisões e atos na esfera política. “Agora é o momento da comunidade se engajar e participar efetivamente, demonstrando seu apoio e sua vontade”, salientaram.
Além dos prefeitos Paulo Deola e Joarez Henrichs, e do vice-prefeito Flávio Berté, também participaram do encontro, os vice-prefeitos de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno; de Barracão, Erondi Faé; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, Carlos Vanderley Porfírio; a diretora da Faculdade da Fronteira, Ir. Lucila Mai; a chefe do núcleo regional de Educação de Francisco Beltrão, Ozélia Nesi; e dezenas de lideranças políticas, empresariais e comunitárias dos três municípios.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: