Ensino técnico e superior

quarta, 02 de maio de 2012

IFPR é instalado em Barracão e fronteira terá ensino técnico e superior público e gratuito

O processo de implantação de ensino tecnológico e superior público, gratuito e de qualidade na tri-fronteira iniciou, oficialmente, na tarde de 27 de abril, com o ato de instalação de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Barracão, na área da Faculda-de da Fronteira (FAF), e mais 25 mil m² de área anexa, doados ao IFPR pela prefeitura de Barracão.
O próximo o será o ato de doação à União, pelo Governo do Paraná, da estrutura da FAF, que foi adquirida pelo governo paranaense do Centro Pastoral e Educacional Dom Carlos (EA), entidade mantenedora da FAF.
Posteriormente haverá a solenidade de instalação de uma extensão da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila), que funcionará no mesmo espaço que o IFPR.
Representatividade
Participaram da solenidade, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Paulo Deola, de Bom Jesus do Sul; Joarez Henrichs, de Barracão; Altair Rittes, de Dionísio Cerqueira; e Edegardo Nemesio Aquino, de Bernardo de Irigoyen; o bispo da diocese de Palmas e presidente do EA, Dom José Peruzzo; o reitor do IFPR, Irineu Colombo; os deputados federais, Ângelo Vanhoni e Pedro Uczai; os deputados estaduais, Luciana Rafagnin , Nelson Luersen e Dirceu Dresch; o chefe de gabinete da ministra da Casa Civil, Gleici Hoffmann; Carlos Carbone; assessor de gabinete do ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Leones Dall Agnoll; a juíza da Comarca de Barracão, Branca Bernardi; o representante do juiz da comarca de Dionísio Cerqueira, Alon Dahmer, chefe de secretaria do fórum.
Também compam a mesa de honra, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), que representou também a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Carlos Vanderley Porfírio, a diretora da FAF, Ir. Lucila Mai; Presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi; diretor geral do Campus do IFPR de Cascavel e Foz do Iguaçu, professor Luiz Carlos Eckstein; vice-presidente do EA, professora Renata Vasconcellos Basso Fonseca; chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Ozélia de Fátima Nesi Lavina; gerente regional de Educação da SDR Dionisio Cerqueira, Nilsa Sufredini; coordenadora de pesquisa e extensão do campus do IFPR de Foz do Iguaçu, professora Roseli Dahlem; coordenador de cursos do IFPR, professor MSc. Anderson Coldebella; representante dos partidos políticos, Luiz Francisco Perins Neto; prefeitos e vice prefeitos de vários municípios da região; presidentes das Câmaras de Vereadores, João Belmonte, de Barracão; e Vanderlei Scalco, de Bom Jesus do Sul; e o representante do Conselho Deliberante (Câmara de Vereadores) de Bernardo de Irigoyen, Cláudio Ildor Mayer.
Também prestigiaram a solenidade, vereadores dos municípios que integram o CIF, e de municípios da região; lideranças comunitárias, políticas, militares e empresarias; educadores; empresários e cerca de 1,5 mil pessoas da comunidade regional (foto na capa).
Protocolo
Após apresentação das bandeiras do Brasil, Argentina e dos municípios do Consórcio, pelo Grupo Harmonia do Corpo e da entoação dos hinos brasileiro e argentino, aconteceram os pronunciamentos.
A seguir, houve a dos termos de cooperação e doação da área de 25 mil m² e a oficialização da instalação da unidade do Instituto Federal do Paraná em Barracão (foto na capa).
Na sequência, as lideranças que compam a mesa de honra dirigiram-se ao local da pedra fundamental, para a bênção, feita por Dom José Peruzzo, e o descerramento da mesma.
Depoimentos
Ângelo Vanhoni, deputado federal:
“Estamos ando por um momento nunca visto no Brasil, de crescimento econômico, social e cultural. Mudar um povo, mudar a vida, é investir na capacidade de aprender, pois educação traz luz, cultura, tradição e identidade. Parabéns aos prefeitos do CIF, que estão dando exemplo para o Brasil”.
Irineu colombo, reitor do IFPR:
“Hoje é um dia de festa para a educação no Brasil. Está de parabéns o CIF, que agregou a comunidade e tem força política para buscar conquistas. A presença do IFPR e Unila acolherá os filhos desta terra e trará qualificação, investimentos, diversificação e garantias de um futuro melhor às novas gerações”.
Carlos Carbone, chefe de gabinete da ministra gleici hoffmann
“A vinda do IFPR à fronteira fortalecerá os laços de integração, educação e inclusão, com melhoria na qualidade de vida da população e no desempenho da economia regional. Essa visão de futuro está muito presente aqui, nas lideranças e no respaldo da comunidade regional”.
dom josé peruzzo, bispo da diocese de palmas
“Hoje temos aqui um sinal claro do carinho de Deus para esta região. A instalação da FAF representou um marco para esta fronteira, mas tínhamos que dar um o adiante, concretizado pela instalação do IFPR e da Unila aqui. É uma oportunidade única, para a qual muitas graças se conjugaram e se conso-lidaram para que isso fosse possível. A melhor maneira de dar respostas ao ado é responder ao futuro. Conheço muitos consórcios de municípios no Brasil, mas nenhum tem tanta unidade e foco no bem da região como o CIF”.
paulo deola, prefeito de bom jesus do sul
“Este é um projeto para toda a região, e a população, e lideranças, deram o seu sim e seu respaldo, porque tiveram respostas dos homens públicos para fazermos uma região fortalecida e desenvolvida”.
Altair Rittes, prefeito de Dionísio Cerqueira
“De todas as ações do CIF, nenhuma tem o valor dessa, que permite o o ao ensino público, gratuito e de qualidade. Só a ação de hoje já justifica a criação do CIF, que trouxe também o reconhecimento para a região”.
Joarez henrichs, prefeito de Barracão
“Este é o resultado de muita luta, organização e empenho, e também um momento de gratidão a todos que apoiaram essa luta. A pre-sença de tantas pessoas aqui é uma demonstração do que a comunidade regional quer”.
Edegardo Aquino, prefeito de bernardo de irigoyen A integra-ção traz frutos benéficos e avanços significativos, por isso esta é uma decisão histórica. Investir em educação é apostar em um futuro próspero, e devemos defender a educação pública”.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos