Dia D Contra a Dengue
quarta, 17 de abril de 2024
ATIVIDADES DO “DIA D - TODOS CONTRA A DENGUE” NA TRIFRONTEIRA INICIAM NA ASCOAGRIN
O principal objetivo foi conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito transmissor
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
O “Dia D - Todos Contra a Dengue” na trifronteira, foi realizado nesta quarta-feira, 17 de abril.
A concentração de todos os envolvidos, para o início das atividades, foi na Associação Empresarial Da Fronteira – Ascoagrin.
Participaram do ato, os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Thyago Gnoatto (Dionísio Cerqueira), Jorge Santin (Barracão) e Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul); a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade; o gerente da Regional de Saúde do Extremo Oeste de Santa Cataria, Alexandre Schenatto e representantes das entidades participantes (descritas a seguir).
Com ações simultâneas nos bairros e no centro da trifronteira, o Dia D, um mutirão contra a Dengue, foi realizado pelo CIF e pelas secretarias de Saúde, Educação e Vigilância Sanitária dos municípios de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, com apoio da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Lions Clube Mulher, Rotary Clube de Barracão e de Dionísio Cerqueira, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Receita Federal, Ministério Público, Igrejas, Escolas, APAE, APAC e Hospital Instituto Santé.
As escolas das redes municipal e estadual de ensino, por sua vez, trabalharam, com os alunos, as ações de cuidado e prevenção à dengue.
O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue; informar a realidade dos municípios pertencentes ao CIF; informar sobre as coletas de lixo e reciclagem; e colaboração com o meio ambiente, visando melhores resultados para o território.
DIA “D” CONTRA A DENGUE
O início das atividades foi na Ascoagrin às 8 horas, com entrevista coletiva e foto oficial, no “Marco das 8 Fronteiras”, ao lado da Ascoagrin.
Após, aconteceu uma carreata pela trifronteira, para mobilizar a população quanto ao “Dia “D”.
Também teve panfletagem, com orientações, na área central da trifronteira, especificadamente na Avenida Paraná, na rótula do Banco Itaú.
Teve ainda distribuição de panfletos, orientação e divulgação do Dia D no comércio local, com conscientização sobre prevenção e cuidados necessários para não se criar paradeiros para o mosquito da dengue.
O prefeito Jorge Santin agradeceu a todos os envolvidos na realização do Dia D, destacando a soma de esforços dos três municípios do CIF para reverter a situação, que está complicada com a Dengue, enfatizando a importância decisiva do engajamento da comunidade na prevenção.
O prefeito Hélio Surdi ressaltou que juntos, poder público, entidades e comunidade como um todo, unindo forças e efetividade, poderão minimizar a situação, eliminando criadouros e impedindo a proliferação do mosquito da Dengue.
O prefeito Thiago Gnoatto enalteceu a iniciativa do CIF e as secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária, envolvendo entidades e a comunidade, para enfrentar o problema com mais eficácia, pois o mosquito transmissor não segue fronteiras e as atividades precisam ser realizadas de forma conjunta.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, parabenizou o CIF e as secretarias pela realização, e a todas as entidades participantes, destacando que a soma desse esforço é fundamental para os bons resultados que todos esperam do Dia D, todos juntos contra a Dengue.
Os prefeitos enfatizaram que os casos de Dengue aumentam dia após dia, com recorde de atendimentos no Hospital de Dionísio Cerqueira e nos postos de saúde dos três municípios, exigindo assim medidas mais efetivas por parte dos municípios, entidades e comunidade como um todo.
Galeria de Fotos