O projeto OdontoSESC, que teve início no dia 3 de outubro nas cidades gêmeas, e finalizou suas atividades no dia 13 de dezembro, realizou 2.835 atendimentos clínicos gratuitos, superando a meta prevista para o período.
A unidade móvel contou com o apoio da secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira e da Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), e ficou estacionada, nesse período, no bairro Três Fronteira, ao lado do ginásio de esportes.
Segundo a secretária de Saúde, Marli Telles, mais de mil tratamentos foram concluídos, e a previsão era de 400 tratamentos. “A experiência da unidade móvel foi muito positiva, e já entramos em contato com a coordenação do SESC para trazer o caminhão novamente no próximo ano”, afirmou.
Ele explicou que os pacientes que não concluíram seus tratamentos foram encaminhados para os postos de saúde dos seus bairros, para darem continuidade aos procedimentos.
Na unidade móvel, foram atendidas cerca de 50 pessoas todos os dias, gratuitamente.
Além dos procedimentos cirúrgico-restauradores (restauração, extração, cirurgias e limpezas), foram desenvolvidas ações educativas e de orientação nas escolas, nos grupos de idosos e com as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
PRÓTESES
Ainda na unidade móvel, as pessoas que precisavam de próteses totais ou parciais, foram encaminhadas para Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), junto à secretaria de Saúde. Todos os meses são disponibilizados 50 próteses gratuitas para a população. “Todas as pessoas que precisam de próteses (dentaduras) podem procurar uma unidade de saúde que serão prontamente atendidas”, concluiu Marli.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: