No dia 17 de agosto, a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, esteve em Dionísio Cerqueira.
Na oportunidade, ela reuniu-se com representantes do Núcleo dos Empresários de Comércio Exterior da Fronteira (NECEF), ligado à Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, (Ascoagrin); Alcides Ribeiro Júnior e Marcos Voltolini; com o presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Poerfírio; o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos do Sudoeste do Paraná, Janir Botega; representante do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina (Setcom), Tarcísio Visotto; despachantes aduaneiros, transportadores e caminhoneiros.
Alcides Ribeiro Júnior entregou à ministra uma pauta de reivindicações para agilizar o trâmite aduaneiro e diminuir o tempo de liberação de cargas na Aduana de Dionísio Cerqueira.
Entre as reivindicações estão melhorias na infraestrutura e em equipamentos, e maior disponibilidade de pessoal para os órgãos anuentes, como a Receita Federal, Anvisa, Polícia Federal e Ministério da Agricultura, visando a maior operacionalidade e agilidade por parte dos órgãos.
Ideli Salvatti afirmou, ao receber o ofício com as reivindicações, que nenhum porto ou Aduana podem funcionar se não tiverem pessoal lotado, em número suficiente, para cada órgão envolvido no processo aduaneiro.
Ela afirmou que novos trâmites serão encaminhados, para as obras da nova Aduana e estrutura aduaneira serem concluídas o mais rápido possível e para que os órgãos tenham o quadro de pessoal que necessitam.
Ela se comprometeu em entrar em contato com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e agendarem uma reunião, em Brasília, envolvendo dirigentes de todos os órgãos e representantes do NECEF, para buscarem as soluções para as demandas apresentadas.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: