Chuvas: Prejuízos

quinta, 02 de novembro de 2023

RECUPERA PARANÁ: CHUVAS E SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MUNICÍPIOS DO SUDOESTE É TEMA DE REUNIÃO DA CACISPAR

Pequenos negócios de cidades atingidas podem solicitar linha de crédito emergencial com juros subsidiados pelo Estado

Fonte: Comunicação CACISPAR

 

Na noite de segunda-feira, 30 de outubro, foi realizada a reunião mensal do Conselho de istração (CAD) e de presidentes da gestão 2023-24, da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (CACISPAR).

No encontro, realizado de forma on-line, os problemas decorrentes das fortes chuvas dos últimos dias foram discutidos.

Os impactos sociais e financeiros ainda estão sendo calculados, mas as consequências econômicas preocupam os dirigentes do movimento associativista.

O presidente da CACISPAR, Edilberto Minski, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidra, aproveitaram a reunião para falar sobre o programa Paraná Recupera, criado com base na lei estadual nº 20.164/20.

O programa foi criado para facilitar o o a linhas de crédito emergencial da Fomento Paraná para pequenos negócios, com juros subsidiados pelo Estado. O

s prazos para pagamento desse crédito são de até 36 meses para operações de microcrédito (até R$ 20 mil) e de até 60 meses para operações de valores maiores (até R$ 500 mil) para micro e pequenas empresas.

Na segunda-feira (30), em visita a Dois Vizinhos, para avaliar os estragos relacionados aos alagamentos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior relatou que 29 de municípios tiveram situação de emergência homologada pelo Estado e 15 deles decretaram também o estado de calamidade.

Edilberto Minski, comenta que o o ao crédito é uma das alternativas para que os pequenos negócios possam ar mais este desafio.

“Neste momento, além do auxílio às famílias que foram atingidas pelas enchentes, é preciso apoiar os pequenos negócios, que são maioria nos municípios e geram empregos e renda para a população.”

Minski destaca as opções de microcrédito via Fomento Paraná e que, além de juros subsidiados, há opções com até 12 meses de carência.

Rogério Sidral acrescenta que vários municípios da região Sudoeste estão em situação de emergência ou decretaram estado de calamidade pública.

“Os empreendedores dessas cidades têm até 180 dias para solicitar o crédito”, completa.

 

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

De acordo com a assessoria de comunicação da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), até a data, 24 municípios sudoestinos estão em situação de emergência: Ampére, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Clevelândia, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Realeza, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Verê.

 

A FOMENTO PARANÁ NA REGIÃO

No Sudoeste, 38 municípios contam com agentes de crédito, que atuam nas Salsa do Empreendedor ou nas Agências do Trabalhador, ou correspondentes em Associações Empresariais e sociedades credenciadas.

A lista de agentes e correspondentes está disponível no portal: www.fomento.pr.gov.br/#mapa-form

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Na reunião mensal do Conselho de istração (CAD) e de presidentes da gestão 2023-24 da CACISPAR, houve ainda a prestação de contas dos nove primeiros meses do ano.

Willian Natan Madruga, diretor para Assuntos de Finanças e Patrimônio da Coordenadoria apresentou relatório fiscal detalhado referente ao período de janeiro a setembro deste ano. Além disso, houve prestação de contas da Convenção Empresarial da Cacispar, realizada em setembro ado, em Francisco Beltrão.

Fonte: Comunicação CACISPAR

Galeria de Fotos