Capacitação
sexta, 08 de novembro de 2024
NÚCLEO DE COMÉRCIO EXTERIOR REALIZA CURSO SOBRE O NOVO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO
Capacitação teve a participação de 16 empresas do setor
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
O Núcleo de Empresários de Comércio Exterior da Fronteira – NECEF, entidade vinculada à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou, nesta quarta-feira, 6 de novembro, um curso sobre o Portal Único de Comércio Exterior, Catálogo de Produtos e o Novo Processo de Importação.
O coordenador do NECEF, Joacir Fransozi, destacou a relevância da capacitação, realizada através do Núcleo e da Ascoagrin, com a participação de 16 empresas do setor.
“E esse curso foi pago, pelas empresas participantes, e a Ascoagrin viabilizou para nós toda a questão operacional. O curso é um tanto caro, mas pela Associação nós conseguimos compartilhar em 16 empresas, o que tornou ele ível”.
O curso, ministrado pela Empresa Aduaneiras, tratou sobre o novo processo de importação abordando o catálogo de produtos, que faz parte do novo processo de importação que está sendo implementado para o modal marítimo e aéreo.
“Está previsto, para o segundo semestre de 2025, o novo processo iniciar também para o modal rodoviário, que é o que mais nos contempla”.
Joacir ressaltou que o curso estava dentro do planejamento do Núcleo desde o início do ano.
“Nós tentamos viabilizar de forma gratuita, mas nesse ano não foi possível e esperamos que no ano que vem a gente consiga. O pessoal está bem entusiasmado e disposto a fazer novos treinamentos nessa linha”.
O coordenador do NECEF, ressaltou que, de modo geral, os participantes da capacitação ficaram bem satisfeitos.
“Nós não temos muito o aos principais seminários e outros eventos disponíveis principalmente em capitais, conseguimos acompanhar apenas o que é disponibilizado na internet. Algo mais profissional é difícil termos o. Então, esse curso foi uma grande realização do Núcleo e da Ascoagrin, para as empresas que aderiram e concordaram em dividir o custo, tornando possível a realização do curso”, enfatizou Joacir Fransozi.
Depoimentos dos participantes foram tomados e, embora alguns apontamentos sobre a expectativa de se ter uma abordagem mais prática, a didática utilizada foi com base no que a legislação permite, utilizando-se de exemplos e métodos do ambiente de treinamento.
DOS PARTICIPANTES
“Todo e qualquer conhecimento que adquirimos, para nós é proveitoso”.
“Vimos como funciona, mas acredito que ainda terão várias mudanças até que se torne a coisa certa”.
“Quanto mais cursos o Núcleo e a Ascoagrin propiciarem para nós, seja na área de despacho, de logística, ou de gerenciamento de pessoas, de lideranças, todo e qualquer tipo de curso que a gente possa aplicar na nossa área, eu acho que é de extrema valia”.
“Os valores desses cursos não são tão baratos, mas a gente, dividindo entre uma quantidade de pessoas, não fica pesado para ninguém”.
“O curso foi muito produtivo e tirou todas as dúvidas”.
“A instrutora foi bem explicativa e todas as dúvidas que tive foram respondidas. A forma dela explicar foi bem entendida e de um jeito que todos entenderam como o sistema vai funcionar e tem que ser feito”.
“O curso foi bem produtivo, ministrado por uma pessoa que apresentou amplo conhecimento do assunto”.
“Embora não trabalhemos diretamente com o registro de DI/LI, o curso abordou pontos que, pessoalmente, eu não tinha conhecimento. No entanto, tenho grande interesse em aprender sobre esse processo, e, portanto, para mim foi proveitoso. Pude entender melhor o funcionamento do procedimento, além da explanação sobre as consultas no portal foram esclarecedoras”.
“Os temas abordados serviram para a ampliação dos conhecimentos, principalmente os relacionados ao catálogo de produtos e a DUIMP, e para esclarecimentos de dúvidas pertinentes aos assuntos tratados”.
O coordenador do NECEF, Joacir Fransozi , concluiu afirmando que é possível associar o conteúdo transmitido com a prática do Portal Único de Comércio Exterior e isso vai tornando nossos profissionais melhores.
Galeria de Fotos