Capacitação

quarta, 20 de setembro de 2023

NÚCLEO DE CONTADORES DA FRONTEIRA PROMOVE WORKSHOP SOBRE A LGPD, ATRAVÉS DO PROJETO PAN, EM PARCERIA COM FACISC E SEBRAE

Mais de 130 pessoas participaram do workshop, lotando o auditório da Ascoagrin

Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

O Núcleo de Contadores da Fronteira, que é vinculado à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, promoveu, na noite desta terça-feira, 19 de setembro, um workshop sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

A realização do evento teve a parceria com o Programa de Aceleração de Núcleos – PAN, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, com apoio do Sebrae/SC.

O PAN subsidiou 50% dos custos para a realização do workshop, e os participantes bancaram os 50% restantes.

Os palestrantes, que conduziram as atividades, foram os advogados Dra. Marcela Rittes e Dr. Diego Canever.

 

Dra. Marcela Rittes destacou que a finalidade do workshop foi propiciar aos empresários da trifronteira, esclarecimentos sobre um assunto que está extremamente atual, mas que ainda é carente de adequação e tomada das devidas medidas nas empresas.

“A LGPD, veio com sanções e as empresas precisam se adequar. E, principalmente, os empresários precisam entender que não importa o porte da empresa. Pequenas, médias e grandes empresas, todas precisam se adequar”, afirmou Dra. Marcela.

Ela ressaltou que a ideia foi promover a conscientização dos empresários sobre a importância da implementação da LGPD em suas empresas, fazendo com que as empresas tenham essa regulamentação interna e que não sofram sanções.

“Explicamos, de forma prática, através de um bate-papo, alguns pontos dessa implementação, e como ela é feita. Ficamos surpresos e honrados com a grande participação de empresários e colaboradores, dos setores público e privado, de cooperativas de crédito e de pequenos e grandes empresários dos mais diferentes setores”.

“Esse workshop foi fundamental para que os empresários entendam a importância da legislação e, principalmente, a importância de fazer a adequação à Lei Geral de Proteção e Dados” afirmou Dra. Marcela Rittes.

 

Dr. Diego Canever afirmou ser uma honra estar na trifronteira e poder ajudar os empresários nessa questão de profunda importância.

“É fundamental e necessário os empresários se adequarem o quanto antes, pois a LGPD, como todas as leis, veio para ficar, e hoje existem sanções muito pesadas para empresas que não estão adequarem, aplicadas tanto pela Autoridade de Proteção de Dados quanto pelo Judiciário”, salientou.

Dr. Diego enfatizou que hoje os dados são um tipo de “novo petróleo”, e as grandes empresas, que trabalham com dados, são as empresas mais bem avaliadas no mercado financeiro hoje.

“Então, levamos aos participantes um pouco desse processo de conscientização, demonstrando a necessidade de adequação e como se faz esse processo de implementação à Lei Geral de Proteção de Dados”, destacou Dr. Diego Canever.

 

O coordenador do Núcleo de Contadores da Fronteira, Robson Roberto Ribeiro, destacou que o workshop foi muito positivo e enriquecedor, esclarecendo dúvidas e conscientizando os empresários sobre a fundamental importância da adequação à LGPD.

“Estamos felizes em poder realizar este evento, que foi grandioso. Nos sentimos gratificados em poder proporcionar essa atividade, sobre um assunto de extrema importância, como a LGPD”, afirmou.

Robson agradeceu a todos os envolvidos, a Ascoagrin e toda sua equipe, pelo empenho; a Dra. Marcela Rittes e o Dr. Diego Canever, pela apresentação, e o público presente, pelo interesse em se adequar à LGPD.

“Isso nos motiva na busca de novos eventos, sempre pensando no conhecimento e crescimento empresarial”, ressaltou Robson Roberto Ribeiro.

 

O diretor do Programa Empreender da FACISC, e diretor da Ascoagrin, Allan Kreutz, destacou a importância do evento e da parceria entre a FACISC, o PAN, o Sebrae, a Ascoagrin e o Núcleos Setoriais.

“São parcerias produtivas e de resultados positivos em prol do desenvolvimento das nossas empresas”, citou Allan Kreutz.

 

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, agradeceu pela presença maciça de empresários e colaboradores, o que realmente demonstra que o empresário da trifronteira ainda tem dúvidas de como funciona o processo de organização e adequação à LGPD, e que está preocupado com esse processo.

“Quando pensamos nesse evento, pensamos em fazer algo diferente. Apesar da LGPD ser um tema que está muito em voga atualmente, ainda se tem muitas dúvidas. Desta forma, promovemos um bate papo de forma mais leve, com profissionais de alta performance, com muito conhecimento sobre a LGPD e com vários processos em andamento de regulamentação e adequação de empresas”

Raquel enfatizou a grande necessidade de adequação, pois a lei já está vigorando, já estão vindo processos e sanções e o empresário precisa estar preparado para isso.

“O empresário que optou por participar do workshop, trazendo seus funcionários, tendo o a esse conhecimento, investiu na sua empresa, sanou dúvidas e está se preparando para melhor estar inserido no mercado, que está sempre mais competitivo” concluiu Raquel Schwab.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos