Avaliação: Festival Internacional de Turismo
terça, 17 de outubro de 2023
1º FESTIVAL DE TURISMO LA FRONTERA RECEBE MAIS DE 25 MIL VISITANTES E SUPERA EXPECTATIVAS
O Festival foi realizado pela prefeitura de Dionísio Cerqueira, com apoio do La Frontera, CIF, Sebrae e Senac, e patrocínio do Governo de Santa Catarina, Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e da Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES
Fonte e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – Unetri – La Frontera
O 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera iniciou na quarta-feira ada, 11 de outubro, com encerramento na noite de domingo, 15 de outubro.
As atividades aconteceram na trifronteira, no Lago Internacional da Trifronteira, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida e no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi.
A 1ª Corrida Internacional La Frontera foi realizada em Santo Antônio do Sudoeste e San Antonio.
O Festival é uma realização da prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira, com apoio do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, CIF, Sebrae e Senac, e patrocínio do Governo de Santa Catarina, do Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e da Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES.
Mais de 25 mil pessoas aram pelo Lago Internacional da Trifronteira durante os cinco dias do Festival, e prestigiaram o Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera, apresentações culturais diversificadas, como danças germânicas, italianas e gaúchas, show de tango e de balé, shows de bandas de rock, feira de artesanato, Feira do JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros os, com trabalhos feitos por alunos de escolas do território da fronteira, e o 1° Encontro Internacional de Bateristas La Frontera.
Um dos eventos de destaque do Festival foi Conexões Empresariais, que teve palestra com a “Rainha do Basquete”, Hortência Marcari, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, em Barracão/PR.
O Ideathon La Frontera Inova aconteceu no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi, em Barracão, com o tema: “Desafio: Como Atrair Turistas Para a Região da Fronteira?
O 2º Seminário Internacional de Turismo La Frontera aconteceu no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.
Em Santo Antônio do Sudoeste e San Antonio, aconteceu a 1ª Corrida Internacional La Frontera foi
AVALIAÇÕES
JOSÉ CRESTANI, presidente do Comitê de Desenvolvimento Regional La Frontera, destacou que o Festival foi um sucesso e superou as expectativas.
“Estamos tendo várias avaliações e vários s positivos. Mesmo diante das intempéries que enfrentamos, como o temporal da quarta-feira, a gente conseguiu reerguer a estrutura, o festival gastronômico aconteceu e foi muito positivo”.
Crestani ressaltou isso tudo se deu graças à dedicação de todos, as parcerias, patrocínios e os contatos e o network que as pessoas que compõem o La Frontera têm.
“Isso tudo contribuiu muito, foi essencial e fundamental para que o evento fosse um sucesso. Alguns pontos a gente já percebeu que podem ser melhorados e podemos ar esse know-how para os outros municípios”.
O Festival foi um precursor, o pontapé inicial para girar e fortalecer o turismo de eventos diversificados no território de fronteira.
“A avaliação geral é muito positiva. O evento foi bem gratificante e também estimulador para a economia, para a cultura, para as ações sociais que as envolvem, e o público foi excelente, com mais de 25 mil pessoas nos cinco dias do Festival”.
Crestani agradeceu aos patrocinadores, o Governo de Santa Catarina, o Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e a Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES, e também o apoio do Sebrae, Senac, CIF, de prefeituras do território, dos integrantes do La Frontera, a todos que contribuíram, de uma forma ou de outra, e a aos visitantes, vindos das mais diferentes regiões.
“Esse contexto fortalece o nosso território. O Festival se consolida e novas edições vêm pela frente. Ainda não decidimos onde, nem em qual dos municípios do território, mas com certeza o Festival continua, e vai proporcionar vários frutos futuros, oriundos do próprio Festival e também da união que ele gerou no Comitê La Frontera e no território”, evidenciou José Crestani.
TALITA CASAGRANDE, presidente de honra do La Frontera, afirmou que o Festival foi um evento grandioso, com diversidade de atrações e de público, superando 25 mil pessoas que aram pela trifronteira durante o Festival.
“Conseguimos trabalhar o turismo e a cultura, muitas ações culturais e educacionais dentro do Festival e, principalmente, fazer conexões com os empresários. Tivemos o Conexão Empresarial, com palestra da ‘Rainha do Basquete’, Hortência, o Seminário de Turismo e o Ideathon La Frontera Inova”.
Talita enfatizou que o resultado projetado para o primeiro Festival Internacional de Turismo La Frontera foi atingido, que era impactar a fronteira, trazendo benefícios para os empresários e para as empresas, e mostrar, realmente, o que a fronteira tem de melhor, que são as pessoas, as empresas e a integração entre os dois países.
FRANCISCO WILDES, diretor do Escritório Sebrae da Fronteira, em Barracão, destacou que a avaliação é mais que positiva, com muitos s, enaltecendo o evento.
“A participação foi efetiva, tanto dos patrocinadores, quanto da equipe do La Frontera, dos expositores, dos municípios envolvidos e do público que visitou o evento nos cinco dias”.
Francisco ressaltou a superação, revertendo uma situação difícil causada pelas intempéries.
“Conseguimos fazer um Festival grandioso, bonito e envolvente, com muitas atrações e com muitos turistas na fronteira. E esse era o objetivo do Festival: trazer turistas para a fronteira e mostrar que aqui é um lugar com muitos atrativos, ótimo para visitar e estar”, afirmou Francisco.
BIANCA MARAN BERTAMONI, vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, ressaltou que o 1º Festival de Turismo La Frontera foi um sucesso, superando as expectativas.
“Agradeço profundamente aos patrocinadores, que apostaram no evento e na fronteira, o Governo de Santa Catarina, como patrocinador master, e também o Sicredi e a Cresol. Estas parcerias foram fundamentais para o sucesso do evento, envolvendo toda a nossa região”.
Bianca Maran Bertamoni agradeceu também ao Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, que organizou o evento, e aos expositores, todos mostrando o que tem de melhor na fronteira.
DIÓJENES ALGAYER, gerente do Sicredi de Barracão, em nome da Instituição, destacou que o Festival foi um momento muito especial e de grandeza, no qual foi exercido o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade onde se atua.
“Criamos estratégia para fortalecer o nosso relacionamento com cooperados e também com os visitantes que vieram ao Festival durante esses dias”.
Diójenes, parabenizou a comissão organizadora pela mobilização, integração e também pela reconstrução do que foi avariado pelo temporal, para dar continuidade ao evento.
“Para o Sicredi foi de grande importância ser parceiro do evento e estar presente, estreitando o relacionamento com o público”.
Ele citou o Conexões Empresariais, o Seminário do Turismo e o Ideathion La Frontera, nos quais muitas sementes foram plantadas e boas ideias surgiram para incrementar o turismo na fronteira.
“Esses projetos precisam de atenção especial para que sejam executados e venham a somar com a nossa fronteira, fortalecendo o turismo e fazendo uma fronteira cada vez mais forte”, afirmou Diójenes Algayer.
CLAUDIR SIROTA, Presidente da Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES, destacou o primeiro Seminário Internacional de Turismo La Frontera, como um evento que visa trazer o desenvolvimento regional de novas atividades e o fomento do turismo no território de fronteira.
“O evento evidenciou as parcerias e a dedicação do La Frontera e patrocinadores, e contou com o Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera, festival cultural, feira de artesanato, exposição regional do JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros os, Encontro Internacional de Bateristas, show de danças e de bandas, a Corrida Internacional La Frontera, o Seminário Internacional de Turismo e o Ideathon La Frontera Inova”.
Claudir evidenciou o Conexões Empresariais, com a palestra da “Rainha do Basquete”, Hortência.
“Foi um momento muito importante para o empresariado e para as Associações Empresariais da região, evento este que a Cresol sempre foi parceira, desde a primeira edição, em 2020, e que se tornou um evento anual destas Associações Empresariais”.
O presidente destacou ainda o bom investimento da Cresol no evento.
“Estruturamos um estande para o Festival, no qual nossos cooperados, e toda a população que participou pode ar, tomar um café conosco, conhecer um pouco mais da Cresol e ver o que a temos para oferecer aos cooperados e também para o desenvolvimento da nossa região”.
Claudir Sirota afirmou que a Cresol sempre procura participar dos eventos que buscam o desenvolvimento da comunidade.
“Então, é uma alegria podermos participar e apoiar o 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera, e dizer que a Cresol está sempre à disposição para ajudar no desenvolvimento da comunidade”, destacou Claudir.
Galeria de Fotos