Associativismo
quarta, 27 de março de 2024
ASCOAGRIN PRESENTE NA PRIMEIRA PLENÁRIA DA REGIONAL NOROESTE DA FACISC
A pauta principal da plenária tratou de questões sobre o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira e o TTD
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
A Regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC realizou, na segunda-feira, 25 de março, sua primeira reunião plenária regional da atual gestão.
A plenária foi realizada na cidade de Palma Sola, tendo como anfitriã do evento a Associação Empresarial de Palma Sola - ACEPA.
Antecedendo a reunião, os presentes foram recebidos na sede Fibroplast Luke Group, por diretores e funcionários da empresa, para uma visita técnica às instalações.
Após a visita técnica, a plenária foi realizada nas dependências do Restaurante Carniel, com a presença de presidentes, diretores e funcionários de Associações Empresariais que formam a Regional Noroeste.
Também participaram do evento, o presidente da FACISC, Elson Otto; o integrante do Conselho Superior da Ascoagrin, Marcos Voltolini, que é o Vice Presidente da FACISC para a Regional Noroeste; o diretor do Programa Empreender da FACISC e diretor da Ascoagrin, Allan Kreutz; o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, acompanhado pelo presidente do Legislativo, vereador Claudiomiro Pavan; auditores da Receita Estadual e lideranças regionais.
Da Ascoagrin, além de Allan Kreutz e Marcos Voltolini, participaram também a presidente da Associação, Dayana Gasperin Andrade, a Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empresárias da Fronteira, Laura Machado, e o assessor de comunicação, Luiz Carlos Gnoatto.
O Vice Presidente da Regional Noroeste, Marcos Voltolini, destacou a satisfação e o êxito com a realização da primeira plenária regional de sua gestão.
“Tivemos casa cheia, com a presença maciça dos presidentes e diretores das Associações Empresariais da nossa região, o que evidencia a importância do associativismo e a preocupação com as questões regionais”.
A pauta principal da plenária tratou de questões sobre o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira e o Tratamento Tributário Diferenciado – TTD, que envolve incentivos fiscais do Governo de Santa Catarina para empresas que importam de países do Mercosul, que são questões que estão impactando fortemente na região.
“A Aduana é um dos pilares do desenvolvimento regional, a “locomotiva” que vai impulsionar o desenvolvimento para toda a nossa região”, afirmou Marcos.
Na oportunidade, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, tratou sobre as questões e circunstâncias diversas envolvendo a nova Aduana, os problemas pontuais e as potencialidades.
Thyago representou o deputado Mauro de Nadal, proponente da alteração da Lei, determinando a entrada de cargas que recebem incentivos do estado, por uma Aduana que fica em Santa Catarina.
“Tivemos ainda a presença de dois auditores da Receita Estadual, representando o secretário de Estado da Fazenda. Eles abordaram questões sobre o Tratamento Tributário Diferenciado – TTD, um tema tão importante para o desenvolvimento da nossa região”.
Em seu pronunciamento, o presidente da FACISC, Elson Otto, destacou o fortalecimento do associativismo, enfatizando a importância de a Federação estar mais próxima da região.
Voltolini salientou que a plenária foi produtiva e muito positiva.
“Isso nos motiva a estar à frente da Regional Noroeste e buscar fazer, cada vez mais, um trabalho inclusivo para a região, que é uma região com IDH baixo, e pouco desenvolvida. Uma das regiões mais “esquecidas” por parte do governo, que agora, com essa alteração da legislação quanto aos TTD, olha com mais efetividade para a nossa região, visando também o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável da Região Noroeste”, concluiu o VP Regional, Marcos Voltolini.
Galeria de Fotos