Associativismo

sexta, 07 de dezembro de 2012

PLENÁRIA DA FACISC REGIÃO NOROESTE DEBATE QUESTÕES REGIONAIS

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), reuniu-se, noite de 29 de novembro, em Quilombo para a última reunião Plenária Regional Noroeste no ano de 2012.
A reunião foi conduzida pelo Vice Presidente Regional, Allan Kreutz, Dionisio Cerqueira. Essa reunião é realizada pelas associações de municípios que compõe a Regional Noroeste. As cidades que compõe essa Regional são: Galvão, Jupiá, São Lourenço do Oeste, Dionísio Cerqueira, Galvão, São José do Cedro, Anchieta, Campo Erê Anchieta e Guarujá do Sul.
Para o vice-presidente da Facisc, Ernesto João Reck, que é de São Lourenço do Oeste, a cada três meses são realizadas as plenárias. Ele explica que as plenárias levantam temas prioritários para o desenvolvimento de cada região. Conforme Reck, a Federação recebe, encaminha e acompanha os resultados das moções defendidas pelas associações. “Nesse ano, a Facisc, realizou plenárias em diferentes regiões do estado, que é dividido em 11 regionais. Em todo o território catarinense estão constituídas 145 associações empresariais e quase 27 mil empresas filiadas” ressaltou.
Segundo ele a grande saída para o desenvolvimento dos municípios é o associativismo. “O grande diferencial que eu vejo hoje nas sociedades é a troca de informações. Uma comunidade ou pessoa que só pensa em si não está colaborando para o desenvolvimento pessoal e de sua cidade” lembra. Ele menciona que a partir do momento que as pessoas conseguem sentar e trocar experiências, e cada uma dá a sua contribuição, a probabilidade dessa região crescer é real. “As entidades devem estar conscientes que estão trabalhando para o desenvolvimento da sua região”, ressaltou Reck.
De acordo com o diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, a plenária de Quilombo transcorreu normalmente. “Os assuntos apresentados na região Noroeste são muito bons e nos levam a discutir com os órgãos pertinentes o que foi apresentado. Foram muitas moções com relações às entidades empresariais, como a construção da ferrovia norte-sul, melhoria urgente na telefonia e internet, corredor sanitário entre outras”, destaca Zimmermann.
Ele explicou que com esses subsídios serão cobrados soluções para os casos. “Para 2013, já estão marcadas novas reuniões para a realização de uma série de atividades para o fortalecimento da regional”, afirmou.
Um pedido do o diretor executivo da Facisc é que todos em o site (www.brasileficiente.org.br) e assinem o abaixo assinado para reduzir a carga tributária do Brasil. É preciso 1,4 milhões de s.
Tópicos discutidos na plenária
Realizar ações em conjunto, como por exemplo, promoção de final de ano;
Capacitar os presidentes, diretores e executivos das associações empresariais, priorizando aquelas com troca de diretoria (in company);
Tornar as associações de Utilidade Pública Estadual;
Incluir a cidade de São Lourenço do Oeste e de Coronel Freitas em uma rota turística;
Incluir nomes mais conhecidos no banco de palestrantes da Facisc;
Buscar parceria para levantar potencialidades turísticas em várias cidades da regional (diminuindo custos); Allan Kreutz informou que existe um trabalho já realizado de levantamento turístico na região;
Sorteio de prêmios: fazer estudo para organização e legalização em conjunto com várias associações;
Implantar o cartão Util Card e Alimentação em todas as associações da regional.
Fonte: Facisc

Galeria de Fotos