Na quarta-feira, dia 20 de março, lideranças e representantes de entidades de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul participaram da primeira reunião com a equipe técnica do Sesi/SC, para discutir detalhes do projeto Ação Global, que acontecerá em Dionísio Cerqueira no dia 18 de maio. A Ação Global é realizada pela Rede Globo, em parceria com o Sesi, e Dionísio será o único município catarinense a receber o projeto neste ano. Dois atores ou atrizes da Globo estarão em Dionísio no dia do evento, que acontecerá no Parque Turístico Ambiental de Integração.
Por envolver também entidades e a população de Bernardo de Irigoyen, e pelas peculiaridades da tri-fronteira, a Ação Global que será realizada nas cidades gêmeas, está sendo vista pela Rede Globo e Sesi como a primeira edição, em 20 anos de existência do projeto, com abrangência internacional.
O evento foi coordenado pelos gerentes estaduais do Sesi, Laércio Grigolo, Rogério Gobbo da Rosa e Paulo Cesar da Rosa. Contou também com a presença do vice-presidente para Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist; do então prefeito em exercício de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté; e do presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio.
Mais de 80 pessoas participaram do encontro, o que, segundo os gerentes do Sesi, é número excelente para iniciar os trabalhos de organização da Ação Global. “Oitenta pessoas participando aqui representam 80 serviços prestados por entidades no dia do evento, e é óbvio que isso se multiplica porque cada entidade oferece um número maior de serviços à comunidade, e quanto mais serviços, mais atendimentos prestaremos”, disse Laércio Grigolo.
A expectativa do Sesi é que em torno de 15 mil pessoas visitarão os estandes da Ação Global, o que pode chegar a aproximadamente 45 mil atendimentos, uma vez que, segundo as estatísticas do projeto, cada pessoa participa de três serviços, no mínimo.
Carlos Porfírio disse estar satisfeito, uma vez que durante a apresentação do projeto, percebeu a empolgação dos coordenadores do evento, que não conheciam a realidade da tri-fronteira. “Apresentamos a eles as particularidades das nossas cidades, os aspectos turísticos, sociais e culturais da região, e eles ficaram irados e confiantes que será um grande evento, com características inéditas no projeto Ação Global”, afirmou.
Novos encontros foram agendados para detalhar os procedimentos e serviços que serão prestados no evento.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: